Melhores Sistemas para Transportadoras

Top 10 Sistemas para transportadoras: o guia completo 

Através deste artigos vamos listar alguns sistemas para transportadoras, visto que para o bom funcionamento de empresas voltadas para ramo do transporte, a contratação desses softwares são mais que essenciais hoje em dia.

Dessa forma, a logística de funcionamento de alguns setores e até mesmo da rotina vivenciada por qualquer empresa que trabalhe com o transporte de cargas pode ser melhoradas com o auxílio de algum desses sistemas digitais. Ou seja, a administração completa, que vai desde a documentação necessária para a realização de uma serviço até a elaboração de relatórios.

caminhão transportadora

E para facilitar ainda mais o entendimento sobre como utilizar e quais o benefícios que  esses gerenciadores podem trazer a qualquer empresa, explicaremos de uma forma um pouco mais detalhada sobre o funcionamento dos sistemas TMS e outros softwares desenvolvidos exclusivamente para auxilio da rotina de transportadoras.

Sistema TMS: a base para um bom funcionamento logístico e administrativo 

O sistema TMS é um tipo de software essencial para qualquer empreendimento que trabalhe especificamente com o transporte de cargas. A sigla TMS vem do inglês “Transportation Management System”, que em português significa Gerenciamento de transporte de carga.

Nesse sentido, os softwares que funcionam com gerenciador empresarial para transportadoras tem como principal objetivo auxiliar na otimização do tempo nas transações, organização de cargas, emissão de documentos referente aos transportes e de relatórios empresariais, entre outras funções.

Normalmente divididos em módulos, os TMS também ajudam no gerenciamento de todos os serviços internos de uma transportadora, como controle dos motoristas e de funcionários de outros setores, proporcionando assim um excelente ambiente de trabalho.

Há muitos sistemas para transportadores disponíveis para download de forma gratuita na internet. Porém, é importante se atentar que as chances desse tipo de software limitam a dinâmica e fluidez de todas as tarefas de uma empresa de transportes.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre para que serve um gerenciador empresarial, que tal agora conhecer um pouco mais sobre os principais sistemas para transporte disponíveis no mercado?

carreta com carga

1 – Planilha Personalizada (Melhor Custo Benefício, SEM mensalidade)

Sabemos que as vezes quando se está começando uma loja de roupas, nem sempre podemos investir em programas sofisticados e caros, por isso nesses casos a Melhor Solução é adquirir uma planilha personalizada para sua loja de roupas.

Veja algumas funções que as planilhas possuem:

  • Precificação de Frete
  • Controle de Frota
  • Fluxo de Caixa
  • Gerenciamento de Combustível

Quer adquirir uma planilha para sua Transportadora?

Entre em contato pelo WhatsApp no botão abaixo:

 

Ou envie um e-mail para: [email protected]

2 – Cobli

O sistema para transportadora Cobli foi desenvolvido por uma empresa especializada em grandes frotas. Desse modo, este TMS consegue gerar eficiência para as diversas operações logísticas, além de ajudar o gestor de frotas a tomar as melhores decisões para os negócios.

De forma mais detalhada, o software possibilita rastrear os veículos da transportadora, planejar rotas otimizadas, acompanhar a qualidade de condução dos motoristas, gerenciar o controle de combustível, entre outras mais.

3 – GW Sistemas

Já a GW sistemas é uma plataforma de desenvolvimento especializado em softwares corporativos, dentre eles um sistema TMS bastante competente. Este gestor de transporte disponibiliza diversas soluções que facilitam os processos administrativos e logísticos de seus usuários.

Além disso, o GW Sistema é um software que possui a capacidade de se adequar a qualquer exigências de uma ambiente de trabalho em constante transformação. Ou seja, um gerenciador digital para empresas que lidam com constantes imprevistos em sua rotina, assim como uma transportadora.

4 – ERP Praxio Logística

O software de gerenciamento desenvolvido pela ERP Praxio Logística não é essencialmente um TMS, mas também tem funcionalidade o uso de inteligência artificial para automatizar as funções que auxiliam na questões de logística e administrativas de uma transportadora.

Desse modo, este sistema, quando integrado a um sistema TMS, dispensa totalmente a intervenção da mão de obra humana na organização do gerenciamento e tudo isso sem perder pontos nos quesitos qualidade e eficiência na forma como os serviços são executados.

software transportadora

5 – Bsoft

O Bsoft é um sistema para Controle de Transportadoras com o melhor custo/benefício do mercado, pois o custo de manutenção deste sistema é designado conforme a quantidade de veículos controlados.

6 – 3SAT Tecnologia

O sistema da 3SAT Tecnologia é recomendado para gestores que desejam ter o controle total de sua frota. Pois com esta plataforma é possível utilizar as funções de rastreamento veicular em tempo real, check list das cargas através de um aplicativo de celular e telemetria que colhe informações sobre o a conduta de direção de cada motorista.

Além disso, o software 3SAT também permite que a integração dos cartões combustíveis com o sistema interno da empresa. Dessa forma, facilitando o monitoramento dos gastos produzidos em todas os fretes realizados pela transportadora.

7 – Brudam Software TMS

O Brudam é um sistema TMS que garante a melhoria e a organização na rotina de todos os setores de uma transportadora de qualquer porte e segmentos. Assim, o software é capaz de controlar as coletas, as entregas e as transferência de todas as cargas.

organizador de cargas

8 – ESL

O sistema TMS ESL se destaca por acompanhar as grandes inovações tecnológicas da modernidade. Assim, o software, além de desempenhar perfeitamente as funções básicas de um gerenciador empresarial digital, também possibilita o acompanhamento do desempenho de todas as funções através de um aplicativo de celular.

Ou seja, é possível auxiliar os processos de distribuição, estoque, frete e acompanhamento de entregas por um simples smartphone.

9 – Intelipost TMS

O grande diferencial do sistema TMS da Intelipost é que ele retêm o custo logístico  gerando receita para aquisições e melhorias nos automóveis, além da redução no custo de fretes.

Por outro lado, o software também possui algumas funções mais tradicionais de um gerenciador, como: gestão de despacho, rastreamento de entregas e otimização das rotas que serão usadas para serviço.

10 – Senior

Com a solução de TMS da Senior você terá controle das operações de coletas e entregas, fretes e expedições de carga. Conte com uma tecnologia eficiente de TMS e tenha gestão total da sua transportadora, com maior produtividade e proximidade com seus clientes.

11 – Omie

O Omie é utilizado como um ótimo sistema para transportadoras, sendo totalmente integrado entre os departamentos, garantindo cadastro de clientes e endereços de entrega corretamente, emissão de CT-e e integração direta com o financeiro para a criação de relatórios estratégicos completos.

imagem ilustrativa: rodovia

 Sistema emissor CT-e e MDF-e

Os sistemas de emissão de documentos fiscais fazem parte do conjunto de softwares que podem ser adquiridos de forma integrada aos sistemas TMS ou de forma avulsa. Este serviço é muito importantes pois Documentos, como o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e o Manifesto de Documentos Fiscais (MDF-e), são obrigatórios para a realização de serviços em qualquer transportadora.

Além disso, o governo federal não disponibiliza mais o software gratuito que realizava a emissão desses documentos. Assim, a contratação de sistema emissor CT-e e MDF-e se tornou indispensável para as empresas do ramo do transporte.

 Sistema WMS 

Um outro exemplo de sistema que pode ser integrado aos TMS é o WMS (Warehouse Management System). Este software é especializado no controle do estoque de uma empresa e garante uma melhor gestão no armazenamento das cargas.

Dessa forma, o sistema WMS é responsável em coletar informações sobre as cargas para  realizar as rotinas de inventário, encontrar itens específicos nas prateleiras e automatizar o reabastecimento do estoque.

Reais benefícios no uso de sistemas para transportadoras 

Todos os software anteriormente citados podem tanto ser adquiridos de forma separada como de forma integrada. Já os reais benefícios no uso destes gerenciadores empresariais digitais estão ligados diretamente na otimização das operações de uma transportadora.

Confira alguns dos principais benefícios na utilização de um sistema para transportadora:

Redução nos custos 

A aquisição de um sistema para transportadora pode reduzir os custos de uma empresa de várias maneiras, dentre elas, podemos citar a diminuição do uso de materiais físicos, como papel, caneta e pastas. Isso acontece pois a grande maioria dos arquivos serão armazenados digitalmente.

Dessa forma, podemos também destacar que eventuais incidentes que trazem danos e prejuízos para uma empresa também podem ser quase que totalmente evitados, como os furtos e roubos, por exemplo.

Outra forma de minimização nos custos é através da otimização das rotas que os veículos de transportes farão. Esse planejamento reduz paradas desnecessárias e até mesmo a possibilidade do motorista errar determinado trajeto, o que acarreta no gasto excessivo de combustível.

Os softwares para transportadora também trazem melhorias para a relação da empresa com seus clientes, visto que os serviços são otimizados. Assim a taxa de cancelamento dos serviços, o que também provoca prejuízos, é diminuída drasticamente.

imagem ilustrativa: sistemas para transportadoras

Controle nas operações da empresa 

A capacidade de elaborar relatórios empresarias complexos que os softwares de gestão possuem, permitem um maior integração de determinados setores de uma empresa, como o estoque, financeiro, compras, entre outros.

Assim, o tempo gasto em atividades manuais entre cada setor é diminuído e submetido a um maior controle por parte de seus responsáveis. Nesse sentido, as informações entre os setores também é passada adiante com maior eficiência e agilidade.

Diminuição de itens extraviados 

Os sistemas de gerenciamento possibilitam um maior controle das cargas transportadas e isso evita que muitos produtos sejam entregues no endereço errado. Este benefício, não só contribui para a diminuição nos gastos, como também evita desaprovações por parte dos clientes.

Quando não há um sistema operando, fica bem mais difícil identificar em qual etapa do serviço que originou o extravio. Porém, os softwares tornam possível, através do histórico de seus módulos, identificarem onde estão as falhas e corrigir os problemas necessários.

Excelente produtividade  

A implementação de um sistema de gerenciamento traz uma redução imediata de alguns serviços burocráticos. Além disso, os softwares auxiliam que os funcionários executem suas funções com maior concentração e precisão, diminuindo as chances de possíveis erros.

Ajuda a tomar decisões importantes 

Os softwares de gestão possuem a função de coleta de informações empresariais importantes  e as expõe através de complexos relatórios. Assim, os dados financeiros e logísticos coletados podem te ajudar nas tomadas de decisões em seu negócio.

Além disso, o gestor também faz o uso de indicadores de desempenho (KPI) para que os resultados de suas ações e escolhas possam ser visualizados de forma mais precisa. Desse modo, os softwares podem interferir em suas decisões, caso os resultados sejam o oposto do esperado.

Como escolher um bom sistema para sua transportadora?

Se você nunca realizou a contratação de algum sistema, é preciso, antes de tudo, se atentar em algumas vantagens oferecidas pelas empresa que com certeza farão que a aquisição deste serviço seja bastante satisfatória para o seu empreendimento, como:

  • A qualidade do suporte que a empresa oferece:  este serviço deve suprir desde uma simples dúvida com relação a uma utilização específica do sistema até um rápido treinamento para a utilização do software;
  • Emissão ilimitada de documentos fiscais: se sua empresa possui um grande volume de trabalho, dê preferência TMS que emitam notas fiscais de maneira ilimitada independe do plano contratado;
  • Mobilidade: hoje em dia é primordial que um sistema de gerenciamento disponibilize um aplicativo para acompanhar e facilitar as demandas de uma transportadora;
  • Uma ótima relação custo/benefício: busque serviços que dão o suporte necessário para sua empresa e que não comprometa de alguma forma o orçamento.

Resumindo, procure por empresas que já possuam uma consolidação e reconhecimento positivo no mercado. Leia sobre as experiências de outros clientes e procure saber se o sistema oferece funções capazes de gerenciar sua empresa com qualidade.

Escolher um bom sistema para transportadoras, proporciona uma facilidade de crescimento no mercado e aumenta a competitividade entre as empresas. Dessa forma, a aquisição correta de um software é um investimento que gera retornos imediatos em variados aspectos de seu negócio.

1 comentário em “Melhores Sistemas para Transportadoras”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *